sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Pequenos oásis


Boas noticias para os habitantes deste nosso Planeta Azul surgiram hoje, fazendo-nos esquecer polémicas e politiquices e abrindo-nos os olhos para o que a politica deve ser.
Hoje, em Davos foi anunciado o relatório “Green Investing: Towards a Clean Energy Infrastructure” que apresenta os investimentos a serem feitos para se alcançar o objectivo de emissões zero. Contempla inúmeros investimentos em eficiência energética, redes de distribuição eficientes, armazenamento de energia e captura e armazenamento de carbono. Além de uma aposta nas energias eólica, solar e geotérmica e na segunda geração de biocombustíveis. Outro dado importante é que dos 30 mil milhões de dólares investidos em “energias limpas” em 2004 passámos para os 140 mil milhões em 2008. Numa altura em que se prepara a convenção de Copenhaga de onde irá sair o sucessor do tratado de Quioto que expira em 2012, estão a dar-se os passos certos no sentido de um desenvolvimento mais sustentável.

Outra boa noticia especialmente para Portugal, foi o anúncio por parte do responsável na Comissão Europeia pelos trabalhos de implementação da Certificação energética de Edifícios, Martin Elsberger, de que Portugal a par de Dinamarca, Holanda, Alemanha e Irlanda, é um dos cinco países da União Europeia com o melhor processo de certificação energética dos edifícios.
A ADENE (Agência Nacional de Energia), tem trabalhado bem ao longo dos últimos anos, em sintonia com Universidades e Comunidade Cientifica para levar a bom porto os objectivos estipulados.

Obama continua a brilhar, tendo assinado ontem a lei de equidade ou Igualdade Social. Ao que parece e esta informação retirei do blog de José Saramago, a principal responsável por esta lei foi uma senhora Norte Americana que ao descobrir que apenas e só por ser mulher, auferia menos do que os seus colegas homens com as mesmas responsabilidades e que por isso apresentou queixa contra a empresa, tendo obviamente ganho. Ao que parece esta informação chegou a Obama há já algum tempo, que por sua vez muito bem, fez aprovar esta lei que nos indica a todos o caminho certo a seguir e que diz muito sobre o que é a verdadeira politica. Até agora nada a apontar a Barack Obama.

Sem comentários: