quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Sócrates na SIC

Em entrevista à SIC, José Sócrates passou o teste. Conseguiu monopolizar o discurso, e manipular os jornalistas que apenas obtiveram duas respostas que poderiam de alguma forma, colocar Sócrates numa posição desconfortável. Admitiu os desentendimentos com Cavaco, embora transmitisse a ideia de que em Democracia as divergências são salutares e admitiu pela primeira vez que Portugal não escapa à recessão, preparando assim o caminho para Vitor Constâncio o anunciar no dia seguinte. Não se falou em corrupção, não se falou em Jorge Coelho, que se afastou da vida politica por troca com um cargo de gestor de uma grande construtora Portuguesa, obtendo já alguns contratos, de forma muito pouco clara. Não se falou do problema das faltas dos deputados à 6ª feira e das declarações do seu amigo Almeida Santos, que davam a entender que à 6ª feira era demasiado penoso para os deputados comparecerem na Assembleia.
Não se falou do critério de distribuição dos computadores Magalhães, que por exemplo no Concelho de Viseu, apenas foram entregues nas 2 únicas freguesias do PS. Não se falou do porquê da não aceitação da proposta de João Cravinho de combate à corrupção e o seu afastamento da Assembleia da República.
Foi por isso uma entrevista centrada nos problemas financeiros, que no fundo, não são responsabilidade deste Governo. Não se questionou a cada vez maior economia paralela, as reformas milionárias, enfim, tudo aquilo que de facto tem prejudicado os cidadãos deste tão nobre País.
Sócrates, se quisermos manter as coisas como estão, é o melhor Primeiro-Ministro que podemos ter. Se não quisermos pôr em causa a raiz dos problemas, evitando assim correr o risco de nos insultarem de extremistas, Sócrates serve. Eu, pessoalmente acho evidente a necessidade de questionarmos todo o sistema politico/social em que vivemos e quem melhor para nos esclarecer senão o nosso Primeiro-Ministro? Foi mais uma oportunidade perdida...
Medina Carreira, na sua última entrevista, pediu para lhe arranjarem um debate entre ele (pessimista) e um optimista, isso sim seria algo interessante de ver e ouvir...

Sem comentários: