quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Loucuras de Carnaval

Julgo ter lido, ou ouvido assim de rompante, por entre imagens de corsos carnavalescos, a notícia de que um dos administradores da BragaParques, foi condenado por corrupção activa, sendo a pena o pagamento de uma multa de 5 mil euros. Ainda hoje não percebi, se seria uma piada de Carnaval ou mais um caso da república das bananas que habitamos...

Outra notícia que me deixa preocupado, é o facto de um cada vez maior número de alunos universitários, estar a contrair empréstimos no sentido de poder pagar os seus estudos. Estes empréstimos são concedidos por bancos e não pelo Estado, como deveriam ser, principalmente porque olhando o futuro a curto prazo, não se prevê que a maioria destes agora estudantes tenham emprego quando terminarem os seus cursos, correndo assim o risco de poderem não ter forma de saldar as suas dívidas perante o Banco.
Numa altura em que se fala de uma maior exigência na concessão de crédito, não faz sentido que estejamos a dar uma corda para os nossos estudantes usarem o pescoço, corda essa que irá apertar com o fim dos seus cursos e com a chegada ao mercado de trabalho. Não deveria ser o estado a apoiar estes jovens? Não é do interesse do estado proteger os jovens estudantes universitários? Não deveria ser afinal de contas uma das suas responsabilidades?
Apesar das evidências, os nossos governantes acham que não lhes cabe a eles apoiar os jovens que pretendem tirar um curso superior, que não lhes cabe a eles apoiar os jovens em inicio de carreira com contratos de trabalho precários. Se os nossos governates pudessem delegavam nos bancos toda e qualquer responsabilidade de apoiar toda e qualquer classe mais exposta, esquecendo no entanto, que os bancos não apoiam ninguém, a não ser a eles próprios e que se mais tarde, os agora alunos e então desempregados, não tiverem dinheiro para pagar a dívida quem irá pagar será o próprio estado e com juros.

Sem comentários: